A prefeitura Municipal de Grossos realizou na manhã desta quarta-feira (28), o mutirão de testes rápidos para detecção de hepatite B, C, Aids e sífilis. A ação tem como tema “Julho Amarelo o Diagnóstico Precoce Salva Vidas” que trata da prevenção e controle das hepatites virais, e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
O mutirão foi coordenado pela Secretaria de Saúde, e direcionado a toda população Grossense. Uma equipe de profissionais, técnicos e enfermeiros estiveram no largo da Prefeitura para a realização dos testes.
A Prefeita Cinthia Sonale destaca a importância da ação Julho Amarelo “Neste dia 28 é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, por isso organizamos essa ação, que tem como objetivo a conscientização e prevenção da doença, bem como o diagnóstico e tratamentos das hepatites B e C. Quanto mais cedo for detectado a doença maiores serão as chances de cura, por isso é importante a realização dos testes, pois muitas pessoas são portadoras do vírus e não sabem ” disse.
A Secretária de Saúde Anny Ariely esteve presente na ação “É muito importante essa ação de prevenção às hepatites e às doenças sexualmente transmissíveis. Todos esses testes são realizados na maternidade, quem tiver interesse pode se dirigir à UBS e fazer o exame” disse a secretária.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Para realizar os testes rápidos na UBS, é necessário que o usuário apresente RG, CPF e Cartão do Sus. Todos esses exames são disponibilizados na Unidade Básica de Saúde Ana Maria Gonçalves no Centro da Cidade, de segunda a sexta-feira das 07h às 11h.
LEIA TAMBÉM:
- Covid-19: Grossos vacina 30 anos ou mais sem comorbidades e demais grupos prioritários nesta quinta, (29)
- Prefeitura de Grossos elabora projeto para Estádio José Nogueira Dantas
- Grossos está entre os municípios de baixo risco de contaminação pela Covid-19