Saiba como observar a chuva de milhares de meteoros por hora prevista para hoje (30)
Astrônomos preveem para a madrugada entre hoje (30) e amanhã (31) o pico da chuva de meteoros Tau-Herculids. O fenômeno raro pode encher o céu com milhares de “estrelas cadentes”: cerca de 100 mil meteoros por hora, a uma velocidade de 16 km/s, considerada baixa.
Infelizmente, ele será mais visível do hemisfério Norte, mas não está descartada a possibilidade dele gerar um belo espetáculo também nos céus brasileiros. Poderemos ver entre 10% e 50% dos meteoros —quanto mais ao Norte do país, melhores as suas chances.
Como observar o fenômeno
O radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir) da Tau-Herculids é a constelação do Boieiro, conhecida pelas estrelas brilhantes Arcturus e Vega.
Encontre-a na direção noroeste e observe atentamente ao seu redor. Uma bússola ou um app de astronomia (como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari e SkyView) podem ajudar.
Procure um lugar com menos poluição luminosa, com bom campo de visão. Fique confortável e espere, olhando para toda a área em torno do radiante. O fenômeno é visível a olho nu, sem necessidade de qualquer equipamento especial.
A Lua está na fase nova, sem brilho, o que deixará o céu mais escuro. Assim, mesmo os meteoros menos intensos poderão ser observados.
De acordo com a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), devem ocorrer pelo menos três surtos da Tau-Herculds:
31 de maio, às 0h10 (horário de Brasília): a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3) em 1892 e 1941 (que são a origem dessa chuva de meteoros). São esperados até 50 meteoros por hora.
31 de maio, às 2h10: a Terra atingirá a trilha de 1979 e também a densa nuvem lançada pela ruptura de 1995. Como é a primeira vez na história que interagimos com essas partículas, o horário pode variar (e até não ocorrer). A modelagem básica indica uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora durante a máxima”, acredita a Bramon, otimista.
Fonte: UOL
LEIA TAMBÉM: