Prefeitura realiza mutirão de limpeza na Avenida Terezinha Pereira
A Prefeitura Municipal de Grossos, os agentes de endemia e a Vigilância Sanitária realizaram uma ação conjunta para identificar possíveis focos de criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O mutirão de limpeza ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), na Avenida Terezinha Pereira.
De acordo com a coordenação da Vigilância Sanitária, a ação ocorreu como forma de orientação para que os moradores acondicionem melhor o lixo. O setor de saúde avaliou a situação, e as equipes de limpeza da secretaria de obras do município, iniciaram a limpeza nesta sexta-feira.
Apesar da coleta de lixo passar regularmente, no local, os agentes de endemias encontraram muito lixo em recipientes que acumulam água, como pneus, sacolas, garrafas e embalagens plásticas, além de vários pontos em que esgoto doméstico é jogado irregularmente na rua. De acordo com o coordenador da vigilância, Erisson Azevedo, os moradores têm jogado de tudo na rua.
“Encontramos a rua muito suja, a população joga de tudo. O carro da coleta passa três vezes por semana, mas infelizmente os moradores não contribuem. Sobre os esgotos, cabe a cada morador providenciar sua fossa, para acondicionar seus afluentes sanitários, a responsabilidade é de cada morador”, relata.
Os pontos de acúmulo de lixo foram eliminados e recolhidos pela equipe da coleta, e os moradores orientados com relação ao descarte irregular do esgoto doméstico. O mutirão segue até a próxima terça-feira (21), contemplando toda a extensão da Teresinha Pereira.
Embora o município não tenha nenhuma notificação de arboviroses, a Secretaria de Saúde orienta a população que continuem com o trabalho de prevenção ao aedes aegypti, evitando acúmulo de lixo e recipientes que possam acumular água parada.
LEIA TAMBÉM: