II Ursap discute estratégias para Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação
A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), por meio do Programa Regional de Imunizações realizou terça-feira (02) de agosto uma reunião para discutir as estratégias da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente que será realizada entre 8 de agosto e 9 de setembro. O Dia D de divulgação e mobilização nacional será em 20 de agosto.
A reunião foi direcionada aos profissionais de enfermagem e técnicos da sala de vacina. Participaram 23 municípios. Presentes ao evento a coordenadora da Equipe Técnica da II URSAP, Maria da Saudade de Azevedo, técnicos do Programa de Imunização da II Ursap, Jorge Mota, kyvia Maia, Lucinete Almeida e Odete Oliveira e o coordenador do Programa Municipal de Imunizações da Prefeitura Municipal de Mossoró, Etevaldo Lima.
“O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação”, disse a coordenadora da Equipe Técnica da II Ursap, Maria da Saudade de Azevedo.
A adoção da estratégia de multivacinação se justifica diante do cenário de baixas coberturas vacinais e a reintrodução do sarampo, além do risco da reintrodução da poliomielite e aumento de casos de doenças até então controladas.
A II URSAP destaca que o engajamento da população é fundamental para o Brasil se manter livre de doenças que podem levar à morte ou deixar sequelas. Compareça às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vacinar é um ato de carinho.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP
LEIA TAMBÉM: