Técnicos do Programa Estadual de IST/Aids da Sesap e da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realizaram quarta-feira (08) de março reunião de Monitoramento no Centro Clínico nico Professor Vingt-un Rosado, mais conhecido como PAM do Bom Jardim e no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC), para averiguar as condições de atendimento do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e implantar a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP HIV) no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC).
Presentes ao evento a diretora-geral do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC), Elenimar Costa Bezerra (Leninha), Coordenadora Estadual do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da Sesap, Gislainhy Pires, enfermeira da Sesap, Monique Oliveira, assistente social, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira, representando a Referência do Programa Regional IST/AIDS e Hepatites Virais da II Ursap, Valéria Duarte; a assistente social da Prefeitura Municipal de Mossoró, Isabela Lopes, dentre outros.
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que, articulados aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), representam uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da sífilis.
“A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. A PrEP não é para todas as pessoas. Ela é indicada para aquelas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV como Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) pessoas trans e trabalhadores (as) do sexo”, disse a assistente social da II Ursap, Fabrícia Ariadina Medeiros de Oliveira.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP
MTB-PB 604