Justiça proíbe fabricante da ivermectina de fazer propaganda do remédio como tratamento para a Covid-19
A 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio proibiu o laboratório Vitamedic, que fabrica a ivermectina no Brasil, de fazer propaganda do remédio como tratamento para a Covid-19. A decisão cita meios de divulgação comercial e o site e as redes sociais da empresa.
A Justiça acatou pedido da Defensoria Pública do Estado do Rio. A juíza Maria Christina Berardo Rucker determinou ainda que o laboratório retire todas as publicações que indicam a ivermectina como tratamento, precoce ou não, para a Covid-19, e que anuncie o contrário nos meios de comunicação, informando que a ivermectina não serve para tratar a doença.
“Aqui, não se discute a possibilidade de existência de tratamento precoce para a referida doença, mas a publicidade ao público em geral, o que possibilita que o tratamento seja realizado sem prescrição médica e de forma indiscriminada, desestimulando a procura do sistema de saúde e concorrendo para a falta de medicamentos para aqueles que realmente necessitam dele”, escreveu a magistrada.
Cabe recurso contra a decisão. A Vitamedic ainda não se manifestou. (Metrópoles)
LEIA TAMBÉM:
- Com 3 casos confirmados, Sesap discute medidas sobre a variante Delta no RN
- Terceira dose de reforço contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos começa dia 15 de setembro no RN
- Enfermeiro sanitarista da II Ursap, Thialisson Ribeiro alerta para o risco de alta de hospitalizações por COVID-19 em setembro