Grossos

Prefeitura de Grossos da inicio a 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

A Prefeitura de Grossos deu início esta semana a vacinação contra a febre aftosa na zona rural do município. A segunda etapa da campanha de imunização contra a doença prosseguirá até o dia 30 de novembro.

Podem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O objetivo é promover a imunização dos rebanhos e garantir proteção contra a doença, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Agricultura e Pecuária.

As vacinas devem ser aplicadas pelo próprio produtor rural. Após a vacinação, o proprietário deve apresentar a declaração na Secretaria municipal de Agricultura.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Itala Alves, destaca que a vacinação do rebanho é muito importante para o município e região, pois contribui para a imunização do gado e evita multas.

“É muito importante que o criador cumpra todas as etapas, em especial que retornem a secretaria para fazer o cadastro da vacina. A imunização só será válida quando o criador fizer o seu registro junto ao sistema do Idiarn, por isso reforçamos que os criadores compareçam à secretaria sob pena de pagamento de multa, caso não haja comprovação da vacina”, explica.

A secretaria frisa ainda que nem todos os animais precisam ser vacinados, mas todos precisam ser declarados. Animais de 0 a 24 meses, devem ser vacinados e declarados e os animais acima de 24 meses precisam apenas ser declarados.

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção. A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo