GrossosTibau

Cosern conclui instalação de novos transformadores em Grossos e Tibau beneficiando 15 mil consumidores

A Neoenergia Cosern concluiu a instalação de 17 novos transformadores e quatro conjuntos de para-raios na rede elétrica de Grossos e de Tibau, na Costa Branca potiguar. As obras, que fazem parte dos R$ 2,1 bilhões que serão investidos pela Neoenergia Cosern no sistema elétrico do Rio Grande do Norte até 2027, beneficiam cerca de 15 mil consumidores e ampliam a oferta e qualidade do fornecimento de energia nos dois municípios que tem a economia baseada principalmente no turismo e na indústria salineira.

Além da instalação dos novos transformadores e dos para-raios, realizamos 72 manutenções em equipamentos religadores, inspecionamos 274 quilômetros de redes de baixa e média tensão, além de substituir 43 equipamentos que estavam perto do fim da vida útil. Com esses investimentos, reforçamos o nosso compromisso com a prestação de bons serviços aos potiguares, o que fez a distribuidora ser reconhecida como a Melhor do Brasil e do Nordeste no ano passado”, explica José Gomes, gerente de Operações da Neoenergia Cosern na região.

Outras obras importantes

Ao longo do primeiro semestre de 2024, a Neoenergia Cosern realizou inspeções estruturais, termográficas e na vegetação em 34% dos quase 60 mil quilômetros de redes de média e baixa tensão que levam energia a todos os municípios potiguares. A distribuidora também instalou 10 novos religadores telecomandados na rede elétrica, resultando num somatório de 2.041 equipamentos desse tipo, dos quais 914 já estão operando com esquemas de reconfiguração automática, o chamado “self healing”.

Na prática, já é possível normalizar o fornecimento de energia em poucos segundos para quase 100% dos potiguares de forma automática e sem qualquer intervenção humana. De forma geral, a energia elétrica fica disponível durante 99,9% das 8.760 horas do ano.

Cosern conclui instalação de novos transformadores em Grossos e Tibau beneficiando 15 mil consumidores
Foto arquivo – Facho de Grossos

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo