Etapa regional do JERNs mobiliza mais de 4 mil estudantes em Mossoró
A 52ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) de Mossoró deve reunir até o dia 21 deste mês, 4.044 atletas de escolas de diversos municípios, incluindo Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista esteve presente à solenidade de abertura e enalteceu a grandiosidade desta edição. “Vamos fazer destes jogos, um dos mais bonitos eventos da história da educação potiguar. São 52 anos de existência, esse ano com recorde de mais de 4 mil alunos. E eu quero dizer que a que a Secretaria Estadual da Educação, realizadora desse evento, que o Governo do Estado, governado pela nossa professora Fátima Bezerra, tem um compromisso muito forte com a prática do esporte. Que esse momento não seja de competição, de disputa, mas seja de congraçamento, de alegria, de solidariedade e de fortalecimento humano”.
Ao todo, 104 escolas estarão representadas no evento, sendo 46 estaduais com 1.897 atletas; 29 municipais com 753 atletas; 28 particulares com 1.271 atletas, além de uma escola federal com 123 atletas sob a orientação de 130 técnicos e 91 assistentes técnicos. Além disso, as competições envolverão 725 equipes e contarão com a arbitragem de 192 árbitros, garantindo a organização e a condução adequada dos jogos.
A diversidade e o grande número de participantes destacam a importância dos JERN’s como um dos principais eventos esportivos escolares da região, promovendo o esporte e a integração entre os jovens atletas dos municípios participantes.
O coordenador de Desportos da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEL), João Pessoa (Joca), que esteve na abertura representando o subsecretário de Esportes, Júlio Cezar Nunes Júnior, exaltou este momento dos JERNs. “Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (o JERNs) estão consolidados e neste ano, tivemos, com certeza, um resgate pós-pandêmico. Tivemos um crescimento superior a 15% de tudo o que aconteceu no ano de 2022 e 2023. Por exemplo, Mossoró não tinha atingido 4 mil atletas, tinha 3 mil e pouco no ano passado. Esse ano, chega a superar os 4 mil atletas inscritos. E outra coisa importante, muito importante, é que quando se iniciou todo o processo, era em Natal e nas regiões próximas. Este ano nós conseguimos expandir para o Estado. Isso foi a luta que a gente iniciou em 20222. Tentamos em 2019, mas veio a pandemia e retomamos em 2022. Em 2023 quase consolidamos, e hoje está consolidado”.