A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró/RN deflagrou na manhã desta quinta-feira, 17/10, a Operação Sindicato do Oeste, objetivando reprimir crimes praticados por integrantes de facção criminosa que atua fora e dentro dos presídios do estado.
Cerca de 68 policiais integrantes das forças de segurança da União e do estado do Rio Grande do Norte, cumpriram oito mandados judiciais expedidos pelo Poder Judiciário, sendo quatro de prisão e quatro de busca e apreensão domiciliar.
A ação, que resultou na prisão de quatro indivíduos suspeitos de serem líderes da organização criminosa, é produto de cooperação interagências, com a participação da Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Civil, representada pela DIVIPOE e DENARC; Polícia Militar, representada pela Força Tática e GTO do 2º BPM, GTO dos municípios de Caraúbas e Apodi e a Polícia Penal Federal.
Durante o cumprimento dar ordens judiciais, três pessoas que já tinham mandados de prisão foram também autuadas em flagrante delito pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, sendo apreendidos ainda: veículos, armas de fogo, porções de maconha, quantidade substancial de cocaína, crack, balanças de precisão e aparelhos celulares.
Dentre os presos, um deles foi identificado como o chefe do tráfico de drogas do município de Tibau/RN. A sua residência possuía sistema de câmeras de vigilância e durante a realização da prisão o indivíduo quebrou o aparelho de telefone celular, revelando uma tentativa de ocultar das forças de segurança outras provas relacionadas aos crimes investigados.
Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Mossoró/RN e, após cumpridas as devidas formalidades, transferidos para o sistema prisional, onde ficarão custodiados, à disposição da Justiça.
A INVESTIGAÇÃO
O trabalho realizado pela FICCO/PF/MOS indicou que os investigados estariam atuando na reestruturação do novo quadro geral da facção no município de Mossoró/RN, visando substituir líderes que foram presos em outras operações realizadas pelas forças de segurança.
As ações dos autuados eram baseadas, principalmente, na escolha de novos líderes e no aprimoramento do tráfico de entorpecentes em regiões do município controladas pela facção.
A investigação poderá resultar no indiciamento de sete pessoas pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes. Os trabalhos realizados também indicam que os principais traficantes do município ligados a facção foram presos.