O surto gripal que assola municípios do Rio Grande do Norte preocupa as autoridades políticas e sanitárias. É que a realidade brasileira que ainda é afetada por novos casos de Covid-19, com registro, ainda, de mortes provocadas pelo novo Coronavírus, passa a ter um novo contexto delineado pelo vírus Influenza, gripe que tem os mesmos sintomas da Covid-19 e que está lotando Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais (públicos e privados) em todo o Estado.
Essa realidade não seria diferente em Grossos. Tanto que o Hospital Municipal Flaviana Jacinta, durante esta semana ficou lotado de pessoas apresentando sinais da gripe Influenza.
Em relação a Covid 19 de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde nesta quarta-feira (29/12), o município de Grossos possui 10 casos positivos para a covid. A Secretaria de Saúde informa ainda que os pacientes se encontram em isolamento e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do TeleCovid e apresentando somente sintomas leves.
Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 e contra a Influenza que procurem a Unidade Básica de Saúde Ana Maria Gonçalves. A orientação passada, também é que se as pessoas estiverem com sintomas de gripe e que ainda não se vacinaram, deixem para fazê-lo depois que de sete dias.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade das pessoas que ainda não concluíram o esquema vacinal contra a Covid-19 procurarem a UBS Ana Maria Gonçalves. A secretária Anny Ariele comentou que o momento requer a responsabilidade de todos os cidadãos.
“A Prefeitura cancelou os festejos de fim de ano por conta, também, dos 30% de pessoas que ainda não se vacinaram. Então, digo que essas pessoas devem se vacinar. O Carnaval se aproxima. Será que a Prefeitura vai ter que cancelar o evento porque as pessoas não querem se vacinar? É preciso que o cidadão faça a sua parte”, disse a secretária.
Ela informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma força-tarefa para que o esquema vacinal contra a Covid-19 seja atendido em Grossos. Para tanto, Anny Ariele pede a compreensão das pessoas, no sentido de buscarem a vacina. “À medida em que formos completando o esquema vacinal o município voltará à sua normalidade”, disse.