Agentes de Endemias de Grossos passam por capacitação sobre a utilização de larvicida no combate as Arboviroses
Os Agentes Comunitários de Endemias de Grossos participaram na manhã desta quarta-feira (06), na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), do treinamento para capacitar tecnicamente Coordenadores Municipais do Programa de Controle das Arboviroses sobre a utilização correta do Larvicida Bacillus Thuringienses Israelensis (BTi), para controle dos vetores Aedes aegypti e Aedes Albopictus.
O evento foi coordenado pelo Coordenador Regional do Programa de Controle das Arboviroses da II URSAP, José Lázaro França de Araújo.
Durante o encontro, os agentes foram orientados sobre a rotatividade de inseticidas como uma medida recomendada para diminuir a pressão seletiva em populações de mosquitos vetores resistentes aos inseticidas utilizados no controle do Aedes.
O BTI é um inseticida biológico bastante seletivo para uso contra larvas de mosquitos e é considerado seguro para humanos e animais domésticos. Este inseticida possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso em Saúde Pública e é recomendado pelo Programa de Pré-qualificação em Controle de Vetores da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A coordenadora da vigilância epidemiológica de Grossos, Margilda Carvalho, disse que a partir desse treinamento, o larvicida será utilizado pelos Agentes de Endemias no combate e controle das arboviroses.