Alunos da rede municipal de ensino são beneficiados com educação ambiental
Alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus participaram de uma aula de campo, com objetivos educacionais e socioambientais, coordenada pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) – uma Organização não-Governamental que tem focalizado suas ações em questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. A aula de campo contemplou séries da Educação Fundamental, do primeiro ao sétimo anos, foi acompanhada também por técnicos do Projeto.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Ianara Santos, toda a ação foi acompanhada pela diretoria da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. Ela informou que o motivo da aula de campo foi o aparecimento de um peixe-boi fêmea em Grossos. Por suas características, o animal logo ganhou o nome de ‘Pintadinha”.
A diretora da unidade escolar, Leila Moura, comentou que a Ong Aquasis procurou a escola para tratar da possibilidade de envolver alunos em aula de campo, na qual seriam passadas informações relacionadas à convivência envolvendo o peixe-boi fêmea e a população grossense. “Fomos procurados para a realização de ações de educação socioambiental, possibilitando acesso às informações e recomendações importantes para a convivência responsável com espécimes de peixes-boi-marinho soltos na natureza. As atividades foram realizadas durante a semana de 17 a 20 de abril, com turmas de 1° ao 7° ano do ensino fundamental”, disse a diretora.
Conforme a diretora, as equipes da ONG Aquasis e PCCB realizaram palestras, exposições, jogos e exibição de vídeos sobre a conservação do peixe-boi-marinho e história da Pintada, explicando sobre a soltura e monitoramento de peixes-boi. “A Educação Ambiental possibilita sensibilizar e informar, despertando nas crianças o senso de responsabilidade compartilhada sobre o bem-estar e segurança dos peixes-boi-marinho soltos”, acrescentou Leila Moura.
Os alunos foram orientados sobre alguns procedimentos, os quais devem ser passados, por eles, às suas famílias. Os estudantes se transformam em multiplicadores de educação ambiental, garantindo assim a preservação da natureza e dos animais que podem estar em extinção. As orientações básicas são estas: ao avistar um peixe-boi, não toque, não alimente e não forneça bebidas, pois isso traz prejuízos à saúde e bem-estar do animal. Por favor, não retire o equipamento utilizado para seu monitoramento.