Capacitação prepara servidores e marisqueiras para implantação do Programa Molubis em Grossos
Nos dias 27 e 28 de março, servidores do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) e marisqueiras da Associação das Pescadoras e Artesãs de Grossos participaram de um treinamento teórico-prático para a implantação do Programa Nacional de Moluscos Bivalves Seguros (Molubis) no Litoral Norte do estado.
A capacitação, realizada no auditório da UFERSA (parte teórica) e na Associação das Marisqueiras, na praia de Pernambuquinho, em Grossos (parte prática), teve como objetivo preparar os envolvidos para o monitoramento das áreas de extração de moluscos, garantindo a segurança alimentar desses produtos.
O IDIARN já iniciou as ações de fiscalização, e Grossos será a terceira área monitorada no Rio Grande do Norte, seguindo as diretrizes do Molubis, instituído pela Portaria SDA/MAPA nº 884/2023. O programa visa controlar a qualidade de ostras, berbigões, vieiras e mexilhões destinados ao consumo humano e animal.
No primeiro dia de treinamento, as marisqueiras de Grossos destacaram a importância da iniciativa, já que a mariscagem é sua principal fonte de renda. A participação da comunidade é essencial para o sucesso do programa, que busca aliar segurança alimentar e sustentabilidade na atividade pesqueira.
Com a implantação do Molubis, o RN avança na garantia de produtos do mar mais seguros, beneficiando tanto os consumidores quanto os trabalhadores que dependem dessa cadeia produtiva.
