Censo 2022: nova seleção terá mais de 207 mil vagas, diz IBGE
O IBGE realizará um novo processo seletivo simplificado para o Censo de 2022. Serão abertas mais de 209 mil vagas temporárias de recenseadores, agentes, coordenadores e supervisores censitários.
O IBGE abriu um processo seletivo no início deste ano, mas cancelou o edital em outubro por causa do adiamento do Censo. Nesta 6ª feira (3.dez.2021), recebeu autorização do Ministério da Economia para realizar uma nova seleção.
A autorização foi publicada no Diário Oficial da União pela secretária especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia em 2 portarias. Eis a íntegra (115 KB).
Uma portaria prevê a abertura de 207.020 vagas de recenseadores e agentes censitários. A outra permite a contratação de 2.004 agentes, supervisores e coordenadores censitários. Eis a distribuição das vagas:
- recenseador: 183.100;
- agente censitário municipal: 5.500;
- agente censitário supervisor: 18.420;
- agente censitário de administração e informática: 1.781;
- agente censitário de pesquisa por telefone: 180;
- coordenador censitário de área: 31;
- supervisor censitário de pesquisas e codificação: 12.
Segundo o Ministério da Economia, os selecionados terão um contrato de 1 ano, prorrogável. O edital do processo seletivo simplificado será publicado em até 6 meses.
Em nota, o IBGE afirmou que haverá vagas em todos os municípios do país e que o processo seletivo será organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
O processo seletivo que foi cancelado pelo IBGE era organizado pelo Cebraspe. Quem se inscreveu no concurso pode ter a devolução das taxas de inscrição a partir desta 6ª feira (3.dez). Os candidatos devem pedir o reembolso no site do IBGE e terão o valor restituído em até 40 dias após a solicitação. O recurso será depositado na conta corrente do candidato. Poder 360