Corpo de Bombeiros do RN ressalta cuidados com o uso do álcool
Deixar o álcool líquido ou em gel por perto se tornou uma medida comum para manter a higienização necessária devido ao novo coronavírus (Covid-19). Porém, é preciso ter cuidado para evitar acidentes que podem acontecer caso o uso do álcool seja realizado de maneira errada. Além disso, em algumas localidades, as famílias têm recorrido a alternativas, como o uso do álcool em substituição do gás de cozinha.
De acordo com o major Christiano Couceiro, Comandante do 1° Grupamento de Incêndio do CBMRN, a prática, não é recomendada pelo Corpo de Bombeiros, e pode colocar a vida de todos que estão na residência – e também dos vizinhos – em risco. “O álcool possui uma evaporação acelerada, imediata. O que torna muito diferente de outros combustíveis. O manejo é perigoso porque rapidamente há uma mudança do estado líquido para o gasoso, o que é impossível de enxergar. A partir do momento que risca o fósforo, não vai riscar só na panela, a nuvem pode atingir o rosto, o corpo ou partes da cozinha. Com isso, pode iniciar um princípio de incêndio”, disse.
O oficial do CBMRN ainda ressaltou que a substituição não é recomendada, e não deve ser feita sob hipótese alguma, e orienta que, em caso de queimaduras ou acidentes, as pessoas devem utilizar apenas água corrente. Se o ferimento for significativo, é preciso procurar um hospital.
LEIA TAMBÉM: