Educação municipal se destaca a partir da valorização do professor
A Educação municipal está em outro patamar. A partir do reconhecimento e da valorização profissional, por parte da prefeita Cinthia Sonale, os frutos começam a surgir e evidenciar os talentos que estavam escondidos pela falta de investimento e oportunidade. É o caso, por exemplo, de Marcos Antônio Alves dos Santos, aluno do 9 ano da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, que teve aprovação garantida no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Mossoró, e de Graziely Heloá Oliveira dos Santos, aluna do 7 ano, que se destacou na 16 OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Esses dois destaques, em um momento de pandemia, evidenciam, também, que o papel dos professores foi essencial para que se chegasse a esse resultado. Desde que o ano letivo foi iniciado em 2021 que se projetou na equipe de professores o incentivo para que os alunos participassem de eventos que pudessem garantir resultados pessoais e coletivos. E não deu outra.
Para a prefeita Cinthia Sonale, o investimento na educação e, principalmente no professor, corrobora com a ideia de que o profissional que trabalha com a formação crítica do cidadão tem que ser visto, apoiado, reconhecido e incentivado.
Uma prova disso, também, e que confirma o incentivo que a Educação tem, diz respeito à valorização do professor. É que neste mês de janeiro já sai o cumprimento de acordo feito pela prefeita com a categoria, ainda no ano passado, de equiparar os salários dos docentes em 20%, corrigindo perdas salariais do passado. A correção salarial será de 20%.
“Agora no pagamento de janeiro vamos garantir reajuste salarial de 2%, além do reajuste anual”, informou a prefeita. Gradativamente, ao longo de sete anos, o salário dos professores vai ser corrigido.
Assessoria de comunicação