Ex-prefeito Souza afirma que a prefeita Iraneide espalha Fake News
Procurado pela reportagem sobre a afirmação da prefeita em programa de rádio que afirmou que uma lei de 2009, colocou todos os professores na letra A, o ex prefeito Souza se pronunciou:
“A prefeita Iraneide tenta distorcer os fatos, querendo encontrar toda a forma de justificativa para não pagar o piso do professor. Ela alegou que em 2009 fizemos uma lei onde todos os professores iniciaram na letra A. É preciso esclarecer os seguintes pontos:
1. O piso do professor foi instituído em 2008 por Lei sendo que em janeiro de 2009 teve a aplicação de dois terços e o restante em janeiro de 2010;
2. Areia Branca não tinha o plano de cargos e carreira do magistério, portanto não havia letras nem progressão;
3. A partir da aprovação do plano de cargos e carreiras e salários que se deu no governo de Souza todos os professores passaram a começar a ter progressão;
4. Foi o ex prefeito Souza que cumpriu ao longo do seu mandato o piso do professor e o deslocamento;
5. Quem não cumpriu o piso e a progressão foi Luana Bruno e a atual prefeita Iraneide;
6. A administração Iraneide e Bruno não cumpriram a progressão e agora querem pagar a progressão atrasada como se fosse uma vantagem e assim arranjar uma justificativa para nao pagar o piso.
Souza conclui dizendo: “Na verdade a gestão Iraneide e Luana Bruno devem as progressões há muito tempo, como também o deslocamento.
Quando prefeito criei dois salários bases para aplicação do reajuste do piso. O salário base do professor de nível médio PNI e o salário base do professor de nível superior PNII. Quando a prefeita Iraneide não reajusta o salário do nível superior alegando ser acima do piso ela achata o salário do professor conduzindo a no futuro tanto o nível médio como o nível superior ganharem o mesmo valor, ou seja, achatando seus salários.
É necessário que a prefeita fale a verdade e não fique espalhando fakenews, diz Souza