Porto do Mangue

Ibama apreende seis toneladas de pescado em Porto do Mangue

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio de policiais ambientais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM/RN), apreenderam seis toneladas de pescado em Porto do Mangue (RN).

A Operação Argus II começou dia 10 de dezembro e visou ao combate de ilícitos relacionados à pesca. Foram apreendidos 1.201 kg de Albacora- bandolim (Thunnus obesus), 53 kg de Bonito-listrado (Katsuwonus pelamis), 20 kg de Dourado (Coryphaena hippurus), 240 kg de Peixe-rei e 4.596 kg de Albacora-laje (Thunnus albacare).

A Albacora-bandolim é uma espécie sob controle de limite de captura determinado no âmbito da Comissão Internacional de Conservação do Atum Atlântico (ICCAT). Sua pesca se encerrou em 30 de setembro e as embarcações que operam com essa modalidade tiveram até o dia 7 de outubro para desembarcar suas produções.

Após esta data limite, ficou proibida a retenção a bordo e o desembarque da espécie por embarcações que operam nessa modalidade, devendo os indivíduos capturados serem liberados vivos de volta ao mar. A embarcação abordada possuía autorização para outra modalidade de pesca, o que caracteriza abuso de confiança do proprietário ao utilizá-la em desconformidade com a concessão original.

Neste caso, a previsão legal é de apreensão da totalidade do produto da pesca, com o agravante de captura de espécie em período já proibido para a modalidade em uso. O pescado apreendido foi doado ao Programa Mesa Brasil.

O proprietário da embarcação recebeu dois autos por duas infrações. A primeira, no valor de R$ 92.460,00, por exercer a pesca de atum na modalidade do cardume associado, em desacordo com a autorização obtida e cuja permissão era originalmente para espinhel horizontal de superfície.

A segunda por pescar 1.200 kg de Albacora-bandolim em período proibido para a modalidade de cardume associado, no valor de R$ 65.720,00.

A partir do amanhecer do dia 10, a Argus II percorreu o litoral do estado. Nesta etapa, os fiscais utilizaram uma lancha rápida para abordar embarcações pesqueiras. Foram flagradas quatro delas que pescavam lagosta com a utilização de petrecho proibido – um compressor de ar. O defeso da lagosta se iniciou em de 1º de novembro e se estende até 30 de abril de 2024, conforme portaria SAP/MAPA n°221/21. Foram apreendidos os petrechos das embarcações e os responsáveis, autuados.

Ibama apreende seis toneladas de Atum em Porto do Mangue Ibama apreende seis toneladas de Atum em Porto do Mangue Ibama apreende seis toneladas de Atum em Porto do Mangue

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo