A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Saúde do Trabalhador realizou terça-feira (27) de julho uma palestra em Tibau alusiva ao Dia 27 data que é celebrada o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho.
“O objetivo do evento foi gerar um momento de reflexão a respeito da data, de forma a mobilizar a sociedade para que adotem condutas preventivas de forma a reduzir os riscos e evitar assim acidentes”, disse a referência do Programa Regional de Saúde do Trabalhador da II URSAP, Leonardo Panssard.
No dia 27 de julho é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores, a data se tornou oficial em 1972.
A palestra foi direcionada aos enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Participaram da II URSAP, os técnicos Leonardo Panssard e Erialdo Rebouças.
Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria”, explica a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.
Abdias Duque de Abrantes – Assessor de Comunicação Social da II URSAP
LEIA TAMBÉM:
- Técnicos da II URSAP participam da I Oficina dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde
- Anvisa alerta para casos de doenças após vacinação contra a covid-19
- Casos da variante Delta do novo coronavírus chegam a 135 no Brasil
- Potiguares que venceram a covid-19 relatam sobre a readaptação aos exercícios físicos