Rio Grande do Norte

Laboratório Sismológico registra tremor de terra no interior do RN

Um tremor de terra com 1,7 de magnitude foi registrado no município de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte, na noite dessa segunda-feira (09), às 21h59. O abalo sísmico foi sentido por moradores da cidade, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis-UFRN).

Segundo o laboratório, a população relatou que viu janelas e portas balançando. Além disso, houve o relato de um grande estrondo. “Até o momento, não há sinais de destruição causada pelo sismo”, pontuou.

O Labsis destacou ainda que o tremor aconteceu na Falha de Samambaia, que é a maior falha geológica do Brasil com cerca de 38 quilômetros e  4 quilômetros de largura, atravessando os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes.

De acordo com o Labsis, a profundidade da faha varia entre 1 km e 9 km. Além disso, nas proximidades dela, há a falha geológica de Poço Branco que, apesar de ser menor, também contribui para alguns tremores na região.

As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada, como a de 1986.

O último registro de terremoto no Rio Grande do Norte aconteceu no dia 06 de agosto, às 16h40, com 2,0 de magnitude, em Parelhas. “O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade que ocorra na região Nordeste do país”, destacou. (Com informações: Portal da Tropical)

Estrondo e tremido: Terremoto abala cidade no RN
Foto: Divulgação/Labsis-UFRN

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo