NotíciasPorto do Mangue

Marinha do Brasil realiza nova fase da operação Ágata em Porto do Mangue-RN e Icapuí-CE

O Comando do 3º Distrito Naval, cuja área de jurisdição abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, liderou mais uma fase da Operação Ágata, realizada entre os dias 22 e 24 de julho. Essa operação contou com a colaboração da Força Aérea Brasileira e diversos órgãos federais, estaduais e municipais, focando em patrulhas navais e patrulhamento terrestre para fortalecer a prevenção, controle, fiscalização e repressão aos delitos transfronteiriços e crimes ambientais nas áreas marítimas.

Durante esta fase da operação, as atividades foram concentradas nos municípios de Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte, e Icapuí, no Ceará. Além da Marinha, a operação contou com a participação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal, IBAMA e Forças Estaduais de Segurança.

Em Porto do Mangue, foram realizadas ações de patrulhamento, fiscalização e inspeção naval para garantir o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Já em Icapuí, um compressor de mergulho, utilizado na pesca ilegal de lagosta, foi apreendido, e três embarcações foram autuadas pelo IBAMA por pesca ilegal. Outras três embarcações foram notificadas por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).

O conceito da Operação Ágata está diretamente relacionado à necessidade de proteger a última fronteira do Brasil no mar, garantir a soberania nas Águas Jurisdicionais Brasileiras e contribuir para a conservação ambiental da Amazônia Azul.

Marinha do Brasil realiza nova fase da operação Ágata no Nordeste
Divulgação
Marinha do Brasil realiza nova fase da operação Ágata no Nordeste
Divulgação
Marinha do Brasil realiza nova fase da operação Ágata no Nordeste
Divulgação

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo