Marisco da região de Grossos ganha estudo aprofundado e pode ser certificado pelo Idiarn
Em um importante passo para o avanço da aquicultura no estado, a veterinária Fabiana Lo Tierzo, do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte (IDIARN) em Mossoró, está prestes a defender sua dissertação intitulada “Caracterização da Carne de Marisco (Anomalocardia Flexuosa) da Região de Grossos-RN“. O estudo visa quantificar e definir os componentes nutricionais e microbiológicos dos mariscos dessa região, oferecendo dados fundamentais para a certificação dos produtos.
A pesquisa, que conta com o apoio, supervisão e acompanhamento de João Dehon, Chefe da Unidade Local de Saúde Animal e Vegetal (ULSAV) de Mossoró/RN, servirá como base para a certificação dos mariscos pelo IDIARN. Isso permitirá que os mariscos da região sejam comercializados com um selo de qualidade nas redes de supermercados do Rio Grande do Norte e em todo o Brasil.
Além disso, os resultados deste estudo serão fundamentais para a criação e aprovação de uma legislação específica sobre a captura, beneficiamento e comercialização de mariscos na Assembleia Legislativa do estado. Caso a lei seja aprovada, o Rio Grande do Norte se tornará o segundo estado brasileiro a possuir uma legislação própria sobre o tema, promovendo a sustentabilidade e a qualidade na produção de mariscos.