Pescadores de Grossos recebem capacitação do projeto Velas ao Vento
Fomentar a pesca artesanal local é um dos objetivos da Prefeitura de Grossos. Pensando nisso, pescadores e marisqueiras de Pernambuquinho e Alagamar participaram nesta terça e quarta-feira (02 e 03/08), de cursos de formação profissional.
A capacitação faz parte do projeto Velas ao Vento, desenvolvido pela Prefeitura de Grossos, SENAR/RN, Sape, Governo do Estado, Ministério da Agricultura por meio de recursos oriundos da emenda parlamentar do deputado estadual Souza Neto.
Grossos foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a receber a capacitação. O Projeto Velas ao Vento vai formar mais de 600 pescadores artesanais de 25 colônias de pescadores cadastrados no Estado, com cursos de: Utilização de equipamento de sistema de Posicionamento Global (GPS); Adequação e substituição das velas das embarcações; e Manutenção Preventiva de Motores de Rabeta.
“Estamos muito felizes com essa parceria do Projeto Velas ao Vento, que vai qualificar nossos pescadores e marisqueiras que já atuam na pesca artesanal, para que desenvolvam seu trabalho de forma mais segura garantindo assim, a geração de renda e o sustento de suas famílias. Eles receberam equipamentos de proteção individual, camisa e chapéu de proteção solar e todo material de acompanhamento do curso, queremos investir cada vez mais nesta atividade valorizando e dando condições de trabalho a mais de 25 pescadores e marisqueiras de Grossos”, destacou a prefeita Cinthia Sonale.
Ao final do curso, dois equipamentos GPS foram sorteados entre os pescadores com intuito de trazer segurança à atividade pesqueira e fomentar a pesca artesanal do município.
LEIA TAMBÉM: