Um denúncia anônima levou a Companhia Independente de Políciamento Ambiental (CIPAM) de Mossoró, até a Comunidade da Gangorra na zona rural de Tibau. O denunciante relatava que no local um homem estaria mantendo pássaros silvestres, principalmente Canários da Terra em cativeiros e que possivelmente ocorria rinhas naquela localidade.
Na casa denunciada, os policiais apreenderam 62 canários, além de outras aves, e várias gaiolas e cumbucas, para transporte dos dos animais. De acordo com o capitão Rafael Vitor, comandante da Polícia Ambiental de Mossoró, o dono dos pássaros, identificado como José Romualdo Rebouças Júnior, vai responder na justiça por crime ambiental.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em seu desfavor e este será remetido à justiça. Ainda segundo o oficial, a multa estimada para o infrator ultrapassa os 34 mil reais. O material apreendido foi conduzido à sede da CIPAM em Mossoró e posteriormente encaminhado ao IBAMA em Natal, onde os pássaros passaram por procedimentos de triagem e soltura.
O capital Vitor, alerta as pessoas que mantém animais silvestres em cativeiros, estão cometendo crime ambiental e que a fiscalização no sentido de combater esse tipo de crime será constante, não só em Mossoró, como também na região Oeste. (Texto do site Fim da Linha, com imagens do Passando na Hora)