A atenção básica é o coração da saúde. Esta afirmação, de autoria da prefeita Cinthia Sonale, deu a tônica da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Grossos, realizada nesta quinta (23), no auditório da Casa de Cultura Popular do município.
Sob o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento contou com a palestra do enfermeiro doutor em saúde pública, Wanderley Fernandes, que abordou as principais questões relativas à elaboração de políticas voltadas para o setor.
A prefeita de Grossos contribuiu com esse debate, compartilhando os resultados da sua experiência enquanto gestora na cidade. “Aplicamos mais de 31% dos recursos nessa área porque entendemos que a atenção básica é o coração da saúde. Além disso, nosso governo tem ampliado os atendimentos em várias especialidades, como a ginecologia, psiquiatria e cardiologia. Isso sem falar do avanço incontestável no acompanhamento multidisciplinar de cerca de 300 crianças no CEAM”, destacou a chefe do Executivo.
A titular da pasta no município, Ane Ariely, também comentou sobre a importância da conferência, na qual se discutiu, entre outros assuntos, o fortalecimento do SUS. “É um momento proveitoso de discussão em que planejamos o futuro sem perder de vista as conquistas da gestão Cinthia Sonale, que tem um olhar sensível e um mandato dedicado especialmente à saúde”, enfatizou a secretária.
O evento foi prestigiado ainda pelo presidente da Câmara Municipal de Grossos, Dauster Renard, e pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Camila Alves.