A prefeita Cinthia Sonale reuniu nesta terça-feira (21), o conselho do Fundeb de Grossos, para tratar sobre reajuste salarial dos professores 2025. A iniciativa partiu da própria gestora, em virtude da importância do setor educacional e também em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos professores no município.
Em 2025, o reajuste de 6,27% foi aplicado de acordo com a Lei Federal n°11.738/2008. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como objetivo corrigir as diferenças salariais entre professores de diferentes estados.
Durante a reunião, ficou definido também o pagamento de progressões salariais, 1/3 de férias dos professores e negociação de antigas perdas salariais da categoria. Em 2024, além do piso, a prefeita efetivou o pagamento de 2% das perdas, restando 18% que foi negociado com os professores e serão pagos já a partir de junho deste ano. Os números apresentados pela prefeita são: 4% junho de 2025, 4% junho de 2026, 5% junho de 2027 e 5% junho de 2028.
“A educação do nosso município segue avançando, e para garantir que os nossos docentes tenham mais dignidade e respeito no exercício de suas funções, asseguraramos o piso, que é um direito dos professores da rede municipal. Garantimos também o pagamento de progressões salariais, 1/3 de férias e negociamos antigas perdas salariais que afetavam os educadores. Essas conquistas muito nos orgulham, pois investir na educação é permitir que todos tenham oportunidade de sonhar e transformar suas realidades”, ressaltou a prefeita.
Com a medida, Grossos se torna um dos primeiros municípios do Rio Grande do Norte a reconhecer, valorizar e incentivar os professores. Essa ação reforça o que vem sendo feito desde o início da atual administração: servidor valorizado é sinônimo de bom serviço que chega até a população.