Grossos

Prefeitura de Grossos e Emater realizam entrega de 100kg de sementes do projeto Algodão Potiguar

A Prefeitura de Grossos deu início na tarde desta segunda-feira (13), a entrega de 100kg sementes para o cultivo do algodão agroecológico Potiguar. A ação atende o projeto do Governo do Estado, com apoio da Emater, que visa incentivar a produção consorciada do algodão com outras culturas, de forma sustentável, com manejo adequado e sem uso de agrotóxico.

Em 2022, apenas 3 municípios da região Oeste participaram do projeto e Grossos foi um deles. De acordo com Moacyr Januário, representante do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o resultado da primeira experiência com o algodão foi bastante positiva.

“Por conhecer a realidade de Grossos, fiz questão de trazer pra cá o projeto, e foi muito bem aceito, conseguimos um número considerável de agricultores, o algodão tem uma memória afetiva, todos tinham uma lembrança de um familiar que já plantou o algodão, isso também foi muito importante no processo” explicou Moacyr.

Com a primeira experiência, foi possível finalizar o projeto com 3 agricultores e uma safra de 450k e geração de renda para as famílias.

Diante dos bons resultados, a expectativa da Secretaria de Agricultura e Pesca é de que 7 agricultores participem do projeto este ano, com a estimativa de 8 hectares de área plantada com uma produtividade esperada de 600kg por hectare, totalizando ao final, 4.800kg de algodão para ser comercializado. Com uma renda total de R$ 81.600,00 ao final do projeto.

O projeto se destaca por seus diferenciais que são a distribuição de sementes orgânicas, assistência técnica, certificação agroecológica e garantia de compra da pluma do algodão, por empresas parceiras nacionais e internacionais.

Prefeitura de Grossos e Emater realizam entrega de 100kg de sementes do projeto Algodão Agroecológico Potiguar
Foto divulgação – SECOM-PMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo