Prefeitura de Grossos orienta população quanto ao censo e IBGE retoma o trabalho na cidade
Várias equipes da prefeitura de Grossos estão nas ruas desde o início da semana para orientar moradores sobre como eles podem responder ao censo do IBGE, no caso de ainda não terem participado da referida pesquisa.
O trabalho de conscientização desses grupos consiste principalmente em combater notícias falsas sobre o assunto e reforçar o uso da central telefônica 137 para agendar a visita dos recenseadores, que nesta etapa não serão escolhidos entre os grossenses, embora continuem devidamente identificados como funcionários do instituto.
Engajada na campanha de esclarecimento acerca dessa coleta de dados, a prefeita Cinthia Sonale mobilizou servidores de todas as secretarias a fim de atualizar a base de informações usada como referência para o cálculo do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
“Grossos já sente os efeitos danosos da projeção rebaixada de sua população feita pelo IBGE. O município perdeu mais de R$200 mil só nos primeiros dias de janeiro. E os prejuízos podem ser ainda maiores. No entanto, faremos o possível para cessar a perda de receita, evitando assim o comprometimento dos serviços públicos”, comentou a gestora.
Importa frisar que a reação do governo municipal já produziu resultado, pois o recenseamento na cidade foi retomado e seguirá até fevereiro próximo. “É de extrema importância a participação de cada munícipe nesse processo que vai definir o futuro da nossa terra pelos próximos 10 anos”, ressaltou a chefe do Executivo local.
LEIA TAMBÉM: