GrossosRural

Prefeitura garante apoio a marisqueiras através de parceria com a Ufersa

A Prefeitura Municipal de Grossos celebrou mais uma parceria com a universidade pública para atender a demandas da população. Desta vez, ela age novamente em sintonia com a Ufersa, dando o suporte necessário ao projeto de extensão PROMAR, que busca aperfeiçoar as condições de renda e trabalho das marisqueiras, sem, no entanto, deixar de observar as questões relativas à saúde dessas trabalhadoras.

Sob a coordenação do professor Gustavo Henrique (Ufersa), o PROMAR atua junto à Associação das Mulheres Pescadoras e Artesãs de Grossos, situada na comunidade de Pernambuquinho. Segundo o docente, um dos objetivos do programa é “introduzir novas técnicas de beneficiamento do marisco e assim agregar valor à sua comercialização”. Nesse sentido, ele atenta para a importância da obtenção do Selo Arte, certificado de qualidade que possibilita a ampliação do mercado consumidor para os produtos detentores desse registro.

“Nosso projeto visa proporcionar condições para que tenhamos no Brasil o primeiro produto à base de mariscos com o Selo Arte, e que ele seja produzido no Rio Grande do Norte, mais especificamente aqui em Grossos”, comentou.

Vale lembrar que as atividades do programa seguem a todo vapor, inclusive contando agora com reuniões presenciais periódicas, a exemplo da que ocorreu na última segunda-feira (18), na sede da associação das marisqueiras. Na oportunidade, os participantes aplicaram um questionário socioeconômico ao público-alvo, e fizeram uma avaliação da infraestrutura do prédio da entidade. Além disso, decidiram sobre alguns encaminhamentos, dentre eles a resolução de pendências burocráticas da instituição e a capacitação técnica das catadoras de marisco.

O projeto, do qual também participam professores da UERN e alunos dos cursos de Ecologia e Engenharia de Pesca da Ufersa, dispõe ainda da colaboração do representante local da Emater, Moacyr Souza, e da secretária de Aquicultura e Pesca de Grossos, Ítala Alves.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo