Prefeitura inicia levantamento sobre índice de infestação do Aedes Aegypti na segunda
A Prefeitura Municipal de Grossos inicia na próxima segunda-feira (02/05), levantamento Rápido de Índices Para a Aedes Aegypti (LIRAa).
O LIRAa consite em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores e ocorre a cada três meses. O levantamento avalia como está o desenvolvimento do mosquito na localidade monitorada.
Segundo a coordenadora de Endemias, Margilda Carvalho, é preciso intensificar os cuidados para previnir a proliferação do mosquito do Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e Chikungunya, e dessa forma o município não registrar nenhum caso de internações por complicações da doença.
“Precisamos da colaboração da população para, juntos, combatermos a proliferação do mosquito que causa dengue e outras doenças. Mas para isso, é preciso que todos colaborem eliminando possíveis criadores do mosquito com a eliminação de objetos que acumulam água parada, como por exemplo, pneus e garrafas que potencializam o desenvolvimento do mosquito, principalmente nesse período chuvoso,” disse.
As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, no caso da chikungunya e zika.
Até o fechamento desta matéria, o município de Grossos não registrou nenhum caso de dengue, zika ou chikungunia. Para serem notificados, é necessário que os exames de deteção para a doença sejam realizando na rede municipal de saúde por meio do (SUS).
E para o carro fumacê vir ao município, é necessário que as arboviroses sejam diagnosticados pela Secretaria de Saúde do Município. Por isso os testes não devem ser realizados em clínicas particulares, pois, estes não serão notificados.