Saiba como votar na eleição para conselheiros tutelares em Grossos
No dia 01 de outubro de 2023, os eleitores de Grossos terão a oportunidade de escolher os novos membros do Conselho Tutelar, órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes no município. A eleição será realizada na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, das 8 horas às 17 horas, e contará com a participação de candidatos habilitados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).
Para participar da votação, os eleitores deverão estar alistados ou com domicílio eleitoral transferido para o município até a data de 03 de julho de 2023. Além disso, deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto e o título de eleitor, ou a via digital do título (e-Título), desde que haja cadastro com fotografia.
O voto será facultativo e secreto, e os eleitores poderão escolher um candidato entre os que se inscreveram para concorrer ao cargo. A cédula de votação será fornecida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e deverá ser assinalada com uma cruz ou um X no quadrado correspondente ao número do candidato. A cédula deverá ser rubricada pelos membros da Mesa Receptora de Votos, e depositada na urna lacrada.
Serão considerados inválidos os votos manuais que contenham mais de um candidato assinalado, que não estejam rubricados, que não correspondam ao modelo oficial, que estejam em branco ou que tenham o sigilo violado.
O resultado da eleição será divulgado pelo COMDICA após a apuração dos votos, e os candidatos mais votados serão empossados como conselheiros tutelares para o mandato de quatro anos, a partir de janeiro de 2024.