Saiba quais as vantagens de ser mesário voluntário nas eleições
Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais; o título de mesário também pode servir como critério de desempate em alguns concursos (é necessário haver essa previsão no edital do certame); para alunos de instituições de ensino superior conveniadas, as horas trabalhadas contam como atividade extracurriculardois dias de folga no trabalho. Essas são algumas de uma série de vantagens que uma pessoa que se voluntaria como mesária pode ter ao prestar serviço à Justiça Eleitoral.
As inscrições para quem desejar se candidatar a mesário voluntário nas Eleições 2022 já podem ser feitas. O candidato deve entrar no site do TRE-RN (www.tre-rn.jus.br), acessar a aba “Eleitor e Eleições”, clicar no campo “Mesário voluntário” e acessar o link para a pré-incrição, escolher a sua Zona Eleitoral e preencher um formulário. O mesmo processo pode ser feito através do aplicativo E-título, disponível para aparelhos IOS e Android.
“Trabalhar como mesário é extremamente importante para o fortalecimento da democracia que conquistamos com muita luta. Sem o mesário não teríamos eleições, consequentemente, não teríamos uma democracia plena. Por isso, reconhecemos o seu valor e estamos dispostos a trabalhar com parceria, pois o mesário e o eleitor são peças fundamentais para que a eleição aconteça de forma tranquila”, declara João Milton, chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, sobre a importância da contribuição nas eleições.
Quem pode ser mesário voluntário?
Brasileiros maiores de 18 anos que estejam em dia com a Justiça Eleitoral podem se inscrever e, assim, contribuir para o fortalecimento da democracia. Há algumas restrições que devem ser observadas. Estão impedidos de participar do processo os candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau (juntamente com o cônjuge); membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais que ocupem cargos de confiança no Poder Executivo; e pessoas que pertençam ao quadro de servidores ou colaboradores da Justiça Eleitoral.
A chamada ocorre de acordo com a disponibilidade de vagas por cada sessão, visto que elas são naturalmente ocupadas por voluntários que trabalharam em anos anteriores ou mesários convocados, sugeridos pelo cadastro eleitoral. São considerados aptos para se candidatar todo cidadão com idade a partir de 18 anos. Não podem atuar como mesários: parentes de até segundo grau de candidatos políticos ou de servidores da Justiça Eleitoral, e, na mesma sessão eleitoral, parentes de até segundo grau.
As inscrições podem ser feitas a qualquer momento antecedente às eleições, mas é recomendável que seja realizada o quanto antes, caso haja oportunidade de substituição ou preenchimento de vagas. Antes da eleição, todos os convocados passam por um treinamento, podendo ser 100% EAD ou parcialmente, variando conforme cada Zona Eleitoral definir.