Grossos

Secretaria de saúde de Grossos alerta sobre importância da vacinação contra Polio para crianças menores de cinco anos

A secretaria municipal de saúde de Grossos deu inicio desde o dia 27 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos.

A campanha deste ano foi lançada pelo Ministério da Saúde e a meta de 2024 é imunizar, no mínimo, 95% do público-alvo – cerca de 13 milhões de crianças. As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário aos dois, quatro e seis meses de idade (três doses da Vacina Inativada Poliomielite — VIP). Para o púbico de um a quatro anos (578.183 crianças), deve ser utilizada a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

A coodenadora de imunização, Luedja Moura, destaca a importância da imunização. “Essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do Poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994”, disse a coordenadora.

Nesta segunda- feira (10), a equipe de vacinação da secreatria de saúde, esteve na Creche Sementes do amanhã para imunização das crianças. E durante a semana, os pais e responsaveis devem levar as crianças a Unidades Básicas de Saúde das 07h às 11h e das 13h às 16h para garantir a proteção das crianças.

A poliomielite também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Graças a vacinação, a poliomielite está erradicada no País desde 1994.

Secretaria de saúde de Grossos alerta sobre importância da vacinação contra Polio para crianças menores de cinco anos
Cedida

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo