Tecnologia

Seu smartphone foi infectado por um malware? veja como saber e resolver

O seu smartphone Android está funcionando bem? Talvez esteja funcionando lentamente de repente, talvez exibindo anúncios aqui e ali, ou apenas sendo aleatoriamente um pouco estranho. Pode ser porque você tem um problema com malware ou um programa potencialmente indesejado (PUP).

Então, qual é a melhor maneira de verificar se há malware em seu dispositivo?

É simples: pegue uma ferramenta anti-malware e não demorará muito para instalar o aplicativo, inicie-o e execute uma verificação. Neste guia, iremos guiá-lo através do processo de limpeza da casa e eliminação de qualquer malware potencial em seu dispositivo Android, com explicações claras e concisas passo a passo.

1. Obtenha um bom aplicativo anti-malware

Em primeiro lugar, você precisará de um software especializado para erradicar e destruir qualquer malware que possa ter infectado seu smartphone – a detecção e remoção de malware não é algo que pode ser feito manualmente.

Se você já tem um aplicativo anti-malware instalado, tudo bem, é claro que você pode usá-lo. No entanto, se não, você obviamente deseja usar uma das principais ferramentas disponíveis.

Observe que antes de instalar sua nova ferramenta e embarcar em uma missão de busca e destruição de malware, você pode querer fazer backup de seu telefone, caso não tenha feito isso recentemente. De qualquer forma, isso é algo que você deve fazer regularmente.

Nota do editor: o restante deste artigo presume que você está usando o Malwarebytes, mas a maioria dos aplicativos de remoção de malware funcionará de maneira muito semelhante.

2. Configuração do Malwarebytes

(Crédito da imagem: Malwarebytes)

Ao executar o aplicativo pela primeira vez, você precisa tocar no botão ‘Começar’ e dar ao Malwarebytes as permissões necessárias para poder escanear o armazenamento e o sistema do seu telefone.

Pressione ‘Dar permissão’ para fazê-lo, toque em ‘Permitir’ e, em seguida, você verá uma tela que explica que você está em um teste Premium por 30 dias. Depois de decorrido esse período, você reverterá para o aplicativo gratuito básico (que tem muito menos funcionalidade: tudo o que você obtém com o brinde é a verificação sob demanda de malware, é isso). Se desejar, você pode atualizar para uma assinatura paga aqui, tocando em ‘Comprar Premium agora.’

3. Verifique se há malware

(Crédito da imagem: Malwarebytes)

Agora você pode pressionar o botão azul ‘Verificar seu dispositivo’, embora se você clicar em ‘Ignorar’ na tela de teste ou optar por assinar o Premium a partir dele, poderá iniciar uma verificação no menu principal do aplicativo – basta tocar o grande botão verde denominado ‘Scan Now’ no meio da tela.

4. Varredura em andamento

(Crédito da imagem: Malwarebytes)

A verificação de malware será executada e pode levar algum tempo. Ele exibirá os vários aplicativos e arquivos diferentes que estão sendo verificados na parte inferior da tela, com uma barra de progresso acima que mostra o quão avançado está o processo.

Observe que, embora uma varredura inicial possa levar de cinco a dez minutos, as varreduras futuras geralmente levarão menos de um minuto.

5. Resultados da verificação

(Crédito da imagem: Malwarebytes)

Quando a verificação for concluída, o Malwarebytes exibirá os resultados completos, incluindo qualquer coisa suspeita que o aplicativo detectou.

Neste ponto, o aplicativo pode não ter encontrado nada e, nesse caso, seu smartphone está com o atestado de saúde limpo – você não precisa fazer mais nada.

Se algo de aparência duvidosa foi descoberto por Malwarebytes, você precisará lidar com isso …

6. Ameaça encontrada

(Crédito da imagem: Malwarebytes)

Se houver algo desagradável – ou pelo menos possivelmente malicioso ou indesejável – em seu smartphone, ele será marcado como um Programa Potencialmente Indesejado (PUP) ou um malware definitivo .

Se for o último, você pode escolher removê-lo imediatamente, o que você sem dúvida desejará fazer – a menos que saiba que o arquivo é legítimo, nesse caso, você pode escolher ignorar o aviso do aplicativo. Ocasionalmente, arquivos genuínos podem ser identificados por engano como malware, o que é conhecido como um ‘falso positivo’, mas escolha ‘Ignorar sempre’ e isso diz ao aplicativo para deixar o arquivo sozinho e nunca sinalizá-lo novamente nas verificações.

Com um filhote, que pode ser algo moderadamente desagradável como adware, você tem a mesma opção de removê-lo ou ignorá-lo – ou ‘Ignorar uma vez’, o que o deixará deslizar desta vez, mas será destacado novamente em sua próxima varredura de malware. A última opção existe para lhe dar um pouco de tempo para pesquisar o Programa Potencialmente Indesejado e ver se ele realmente parece perigoso ou se é algo que você pode deixar sozinho com segurança.

Lembre-se de que essas são apenas entidades indesejadas ‘potencialmente’, então há mais chance de que algo nesta categoria seja relativamente inofensivo (em comparação com o malware que certamente será prejudicial, a menos que seja um falso positivo, conforme mencionado). Dito isso, se você não tiver certeza sobre algo, ser excessivamente cauteloso é geralmente a melhor política, portanto, opte por se livrar.

7. Tudo feito – mas esteja atento para “questões críticas” também

(Crédito da imagem: Malwarebytes)

Quando você for para o menu / painel principal após a verificação ser concluída e tiver tomado as ações necessárias com quaisquer ameaças que foram encontradas, o aplicativo também irá avisá-lo aqui se, infecções à parte, houver qualquer outro problema crítico ( ou não críticos) com o seu dispositivo.

No nosso caso, houve um, a saber, que a permissão ‘desenhar sobre outros aplicativos’ não estava ativada e tivemos que ativá-la para mostrar instruções de correção com a proteção anti-ransomware do aplicativo. Você pode corrigir quaisquer problemas individuais pressionando os botões azuis que aparecem com as explicações desses problemas, ou você pode resolvê-los todos de uma vez tocando no botão vermelho ‘Corrigir agora’ (há uma caixa para ‘Ignorar todos os não críticos problemas ‘para deixá-los fora da equação se você marcar também).

Agora você está pronto para ir e pode continuar realizando varreduras regulares de malware no futuro, mesmo com a versão gratuita do Malwarebytes, que permite varreduras sob demanda (mas nada mais). Observe que, no menu superior esquerdo do painel, se você for para Configurações> Verificação, há uma opção para ‘Verificações agendadas’ para automatizá-las diariamente ou em determinados dias da semana.

Senasnerd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo