SaúdeTibau

Tibau implementa Projeto Praia Terapêutica

Foi iniciado quinta-feira (29) de julho na cidade de Tibau, da jurisdição da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP),  o Projeto Praia Terapêutica que visa complementar  às demandas dos grupos terapêuticos ofertados aos pacientes de saúde mental do município.

São utilizados os espaços da naturais da  cidade, potencializando a terapia grupal, com utilização de práticas esportivas: alongamento e Tai Chi Chuan.

Fazem parte do Projeto Praia Terapêutica  profissionais de enfermagem, psicólogia, fisioterapia e educadores físicos da Atenção Primária de Saúde (APS).

O Projeto Praia Terapêutica é coordenado pela psicóloga Graziele Freitas, enfermeiro Lucas Freire e pelo fisioterapeuta Ramon Medeiros.

“O Grupo Ressignificar é composto por pacientes que retornam da internação hospitalar psiquiátrica e fazem tratamento medicamentoso regular. A terapia de grupo foi oferecida como alternativa e incentivo da reinserção social, bem como o fortalecimento de vínculos e a autoestima dos pacientes e familiares. Os encontros acontecem semanalmente e dispõem de uma equipe multiprofissional para dar suporte às atividades, que vão desde a escuta qualificada às terapias ocupacionais e alternativas com o intuito de expandir os atendimentos para além do consultório. Foi sugerido um encontro na praia, ofertando a dinâmica da escuta compartilhada, orientação, atividades físicas e de relaxamento, como de lazer e bem-estar”, disse a psicóloga Graziele Freitas.

“O projeto Praia Terapêutica é a valorização do ambiente natural riquíssimo que disponibilizamos e a oferta de qualidade de vida para os pacientes. A ideia foi apoiada pelos envolvidos e colocada em prática e que rendeu momentos de revigoramento, aprendizado e bem-estar. Os encontros acontecerão mensalmente e visamos que outros grupos poderão ser inseridos nessa dinâmica”, ressaltou a secretária municipal de saúde de Tibau, Márcia Cristina Alves Justino Barbosa.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo