UBS Edmar Mendonça e Hospital Flaviana Jacinta de Grossos promovem palestra de conscientização sobre o valor da vida
Em alusão ao mês Setembro Amarelo, que é voltado à conscientização sobre a valorização à vida, a UBS Edmar Mendonça de Melo e o Hospital Municipal Flaviana Jacinta de Grossos-RN promoveram terça-feira (26), uma palestra tendo como tema “O valor da vida” a cargo da palestrante a estudante de Psicologia e pós-graduanda na Especialização em Neuropsicologia, Maria Alice Cavalcanti de Almeida. A palestrante é sobrinha da gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), Emiliana Bezerra Cavalcanti.
A roda de conversa no Hospital Municipal Flaviana Jacinta teve como mediadora a estudante de Psicologia, Maria Alice Cavalcanti de Almeida.
“O objetivo do evento foi trazer escuta ativa, acolhimento e conscientização para os colaboradores do hospital a respeito da valorização da vida”, disse a palestrante Maria Alice Cavalcanti de Almeida.
Presentes ao evento a gerente de Enfermagem do Hospital Municipal Flaviana Jacinta, Evelyn Maria Silva Romão e a diretora da UBS Edmar Mendonça de Melo, Luzineide Ana de Souza.
Setembro Amarelo: um alerta para o ano todo
No mês da prevenção ao suicídio, saúde mental é tema obrigatório para falar nas redes sociais, em casa, no trabalho, com a família e com os amigos.
Sinais de alerta do suicídio
O suicídio pode estar relacionado etiologicamente com uma gama de fatores, que vão desde os de natureza sociológica, ambiental, econômica, política, cultural, incluindo os psicológicos, transtornos mentais, genéticos e biológicos. Outros como desigualdades sociais; crises econômicas; pobreza; desemprego; violências, sobretudo as de gênero; desastres; eventos adversos; barreiras de acesso a saúde e educação; estigma e discriminação interagem como determinantes sociais de pensamentos e comportamentos suicidas.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP