Durante a 10ª sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (27), o vereador e presidente da Câmara, Fabyellyson Gomes, apresentou uma indicação para que as empresas prestadoras de serviço em Grossos, que tenham mais de 15 funcionários, contratem e mantenha empregados prioritariamente trabalhadores domiciliados no município que tenham no mínimo um ano de domicílio eleitoral e/ou com filho nascido em Grossos, respeitando a proporção de 50% do quadro real de funcionários. A indicação foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes.
Justificativa em plenário:
O parlamentar ressaltou que o município de Grossos sempre se destacou pelas oportunidades oferecidas a sua população, atraindo um enorme contingente de pessoas que aqui vieram em busca de trabalho e melhores condições de vida.
“Durante muitos anos o município conseguiu acolher a todos, disponibilizando postos de trabalho nos variados segmentos. Hoje essa realidade mudou. Hodiernamente, Grossos, atingida pelo reflexo da crise mundial, vê investidores mais discretos, com a preocupação na redução de custos e até propensos a paralização de suas atividades. Esse cenário propicia o surgimento do fenômeno do desemprego, promovendo a desaceleração da economia local e consequentemente o surgimento de mazelas sociais. A proposição em comento tem como objetivo mor minimizar os impactos causados pela contratação de mão de obra oriunda de fora das fronteiras municipais, em detrimento dos trabalhadores locais.
Cabe ressaltar, que embora a atual situação não seja como antes, Grossos ainda se mostra uma cidade pujante, com grandes investimentos e com oportunidades de trabalho. Nesse sentido a indicação, visa assegurar um percentual mínimo de vagas a população local, de forma a garantir um equilíbrio entre a mão de obra importada de outras cidades e a local, bem como ainda viabilizar a inserção da mulher no mercado de trabalho, reservando uma porção de vagas a esta.
LEIA TAMBÉM:
-
Câmara Municipal de Grossos inaugura plenário reformado e modernizado e homenageia ex-presidentes
-
DEaD-UERN oferta 240 vagas para curso de Licenciatura em Língua Portuguesa; 40 destinadas para o Polo Grossos
-
Vereador Fabyellyson destaca investimentos da Câmara na capacitação profissional dos grossenses